segunda-feira, 23 de abril de 2018

Minha Avaliação

1° Capítulo:

Impressoras:
São dispositivos que servem para imprimir arquivos criados no seu computador. Existem muitos tipos de impressoras e de diferentes preços.



WebCam:
Uma WebCam é um tipo de dispositivo de entrada, e com ela você pode gravar vídeos ou tirar fotos. Você também pode transmitir vídeos através da internet em tempo real fazendo chamadas com vídeo, com qualquer pessoa e em qualquer parte do mundo.

Alto Falante ou Caixa de Som:
São dispositivos de saída de áudio, ou seja, transmitem a informação do computador para o usuário. Graças a estes dispositivos podemos escutar o som da música ou vídeo que está reproduzindo. Dependendo do modelo, podem ser conectados a entradas USB ou a de áudio. Alguns computadores já os possuem incorporados.




Scanner:
O scanner permite copiar e guardar o conteúdo de uma folha do computador como uma imagem digital. Nas impressoras multifuncionais você encontrará scanner e impressora ao mesmo tempo.

 


Joystick, controladores de jogos:
Um joystick é um dispositivo utilizado para controlar jogos de computador. Embora existam vários tipos de controladores, você pode usar também o mouse e o teclado para controlar a maioria dos jogos.





2° Capítulo:


67 101 99 105 108 105 97 32 77 111 117 114 97 32 82 97 109 111 115






 Capítulo: 


Transformação do número 3555 de Decimal para Binário:     


Portanto 3555 = 110111100011


Transformação do número 3555 de Decimal para Hexadecimal:  

Potanto 3555 = DE3







domingo, 22 de abril de 2018

Memória e Dispositivos de Entrada e Saída




Qual a importância dos dispositivos de Entrada e Saída para os computadores?

Os dispositivos de entrada e saída são também denominados periféricos. Eles permitem a interação do processador com o homem, possibilitando a entrada e a saída de dados. O que todos os dispositivos de entrada têm em comum é que eles codificam a informação que entra em dados que possam ser processados pelo sistema digital do computador. Já os dispositivos de saída decodificam os dados em informação que pode ser entendida pelo usuário, por isso são muito importantes para o computador.


O que são as memórias dos computadores?


 Na informática, memória representa todos os dispositivos que podem armazenar informações, temporária ou permanentemente. Ou seja, são os componentes internos que armazenam informações (memória RAMdisco rígido, pendrive, cartão de memória, etc). A unidade básica de memória é o dígito binário (os famosos 0 e 1, que são os dados manipulados por todo o computador). 


Como se localiza uma informação na memória principal do computador?

A memória é formada por grande quantidade de células que atuam como diminutos condensadores capazes de reter as cargas elétricas recebidas e de indicar, graças a elas, cada bit de informação. Em geral, quando se fala de memória está se fazendo referência à memória RAM (Random Access Memory, memória de acesso aleatório), que constitui a zona de trabalho do microprocessador. Todos os programas e dados manejados pelo processador ficam temporariamente armazenados nessa memória, capaz de acessar de modo rápido e aleatório, e de conservar, qualquer dado.


Quais os tipos de memória que são utilizados pelos computadores e porque eles não utilizam apenas um tipo de memória?

Memória secundária: HD, Pendrive, CD, etc.
Memória Principal: RAM, EPROM, ROM, etc.
Os computadores não utilizam apenas uma memória porque cada uma tem um papel muito importante para o funcionamento normal do sistema


O que é a memória virtual e qual a sua função?

Memória Virtual é um espaço no disco rígido reservado para ajudar a armazenar os dados da memória RAM quando ela está cheia. É uma forma de estender a quantidade de memória para os dados temporários utilizados pelos aplicativos em execução sem que você precise fazer um upgrade de hardware.


O que é a memória ROM e qual a sua função?

Memória ROM (Read Only Memory) é uma memória apenas de leitura, o seu conteúdo não pode ser apagado. Esta memória é utilizada pelo sistema de computação para armazenamento de informações e programas básicos do sistema. Ela mantém os dados armazenados mesmo se a energia elétrica for interrompida.


O que é o processador e qual a sua função?

É uma das partes principais do hardware do computador e é responsável pelos cálculos, execução de tarefas e processamento de dados. A velocidade com que o computador executa as tarefas ou processa dados está diretamente ligada à velocidade do processador.




Lógica Binária



George Boole publicou a álgebra booleana (em 1854), sendo um sistema completo que permitia a construção de modelos matemáticos para o processamento computacional. O fascinante na lógica booleana é partir de três operadores básicos, que veremos a seguir, e construir Circuitos Lógicos capazes de realizar as diversas operações necessárias para um computador. A  Representação gráfica dos operadores lógicos AND, OR e NOT, com seus valores de entrada e saída representa os valores da tabela de valores (Tabela Verdade) dos operadores e a representação gráfica, sendo também chamadas de portas lógicas.


Operador NOT
O operador unário NOT, negação binária, resulta no complemento do operando, ou seja, será um bit 1 se o operando for 0, e será 0 caso contrário, conforme podemos confirmar pela tabela de verdade, onde A é o bit de entrada e S é a resposta, ou bit de saída.




Operador AND
O operador binário AND, ou conjunção binária devolve um bit 1 sempre que ambos operandos sejam 1, conforme podemos confirmar pela tabela de verdade, onde A e B são bits de entrada e S é o bit-resposta, ou bit de saída.

 


Operador OR


O operador binário OR, ou disjunção binária devolve um bit 1 sempre que pelo menos um dos operandos seja 1, conforme podemos confirmar pela tabela de verdade, onde A e B são os bits de entrada e S é o bit-resposta, ou bit de saída.





segunda-feira, 2 de abril de 2018

Tabela da Tensão, Corrente e Potência dos eletrodomésticos



83 105 115 116 101 109 97 32 66 105 110 97 114 105 111 44 32 68 101 99 105 109 97 108 32 101 32 72 101 120 97 100 101 99 105 109 97 108


sistema binário ou de base 2 é um sistema de numeração posicional em que todas as quantidades se representam com base em dois números, ou seja, zero e um (0 e 1). Esse sistema é utilizado internamente por quase todos os modernos computadores e dispositivos computacionais, tais como telefones celulares. Em computação, chama-se um dígito binário (0 ou 1) de bit, que vem do inglês Binary Digit. Um agrupamento de 8 bits corresponde a um byte (Binary Term). Um agrupamento de 4 bits, ainda, é chamado de nibble.



O sistema de numeração que normalmente utilizamos é o sistema de numeração decimal, pois os agrupamentos são feitos de 10 em 10 unidades. Os símbolos matemáticos utilizados para representar um número no sistema decimal são chamados de algarismos: 0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, que são utilizados para contar unidades, dezenas e centenas. Esses algarismos são chamados de indo-arábico porque tiveram origem nos trabalhos iniciados pelos hindus e pelos árabes.


sistema hexadecimal é um sistema de numeração posicional que representa os números em base 16, portanto empregando 16 símbolos. Está vinculado a informática, pois os computadores costumam utilizar o byte ou octeto como unidade básica da memória.




Conversão de decimal para binário

Um modo simples de fazer essa conversão é dividir o número decimal que você quer converter em binário por dois. Faça a divisão "na mão", e anote o resto (será 0 ou 1). Pegue o quociente dessa divisão e divida-o, também, por dois Anote, outra vez o resto. Faça assim até que o quociente de sua divisão seja 1 (isto é, a divisão de 2 por 2). O seu número em binário é 1+ todos os restos das divisões, do quociente menor para o maior. Assim:
 Vamos transformar o número 19:
Note que o último resultado também será computado, logo o número começa com 1 e segue dos restos de baixo para cima, portanto: 
19 = 10011


Conversão de decimal para hexadecimal

         Números Hexadecimais são representados em 16 posições: 
{0,1,2,3,4,5,6,7,8,9,A,B,C,D,E,F}
Para transformar basta dividir um número decimal qualquer por 16, usamos o seu resto para descobrir o Hexadecimal, a conta acaba quando a divisão chegar em zero. 
Obs.: Usaremos somente a parte inteira da divisão, a fração será ignorada. 

Ex.: 
Vamos transformar o número decimal 302 em hexadecimal
.

302 : 16 = 18 >>>> Resto: 14 = E 
18 : 16 = 1 >>>>>> Resto: 2 = 2 
1 : 16 = 0 >>>>>> Resto: 1 = 1 

302(d) = 12E(h)



Conversão de hexadecimal para binário

         Para converter um número hexadecimal para binário, basta observar a tabela de correspondência abaixo, cada digito em hexadecimal corresponde a quatro digitos binários. Desta forma basta unir os digitos para formar o número binário.

Sendo assim a representação hexadecimal de “B25” é definida em binário como 101100100101, vale ressaltar que a conversão deve ser feita de forma individual ou seja não converta 25 para binário e sim 2 e 5 para binário, perceba que existem 12 casas em nosso código binário e tínhamos 3 valores para converter, ou seja, a cada 4 casas representa um valor, então, 1011 = B, 0010 = 2, 0101 = 5, você só precisa usar os primeiros 4 valores para representar o número em binário. Para converter de binário para hexadecimal é só fazer o processo inverso.


Vídeo aula

clique aqui para baixar

5 Tipos de Computadores